Violista e regente graduado pela Escola de Música da UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Estudou no Brasil com Roberto Duarte e David Machado. Na Argentina realizou curso de aperfeiçoamento com Guillermo Scarabino no Teatro Colón de Buenos Aires. Em 1994 foi o vencedor do Concurso Nacional de Regência da Orquestra Sinfônica Nacional, passando a atuar à frente das principais orquestras brasileiras. Foi maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro entre 2000 e 2007. Como musicólogo publicou os livros "A música na Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro", editado pela Academia Brasileira de Música em 2005 e "A música na Corte de D. João VI" pela Editora Martins Fontes de São Paulo, em 2008. É professor de regência e prática de orquestra da Escola de Música da UFRJ, instituição da qual foi diretor em dois mandatos sucessivos, entre 2007 e 2015. É membro da Academia Brasileira de Música.
Produções intelectuais recentes
2020
Concertos SINOS – série virtual de concertos com a OSUFRJ e Orquestra de Sopros da EM, com participação de Marcelo Jardim de Campos, Henrique Leal Cazes (docente) e Everson Neves Moraes (discente)
Publicação de livro de título Mário Tavares: a música como arte e ofício – biografia e catálogo de obras pela Academia Brasileira de Música, vinculado a projeto de pesquisa.
Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica da UFRJ; concertos no Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis e participação no projeto Ópera na UFRJ; participação docentes, discentes e egressos